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Atuação

Atuação e Serviços

O escritório Lucia Maria Teixeira Ferreira Sociedade Individual de Advocacia (nome de fantasia: Lucia Teixeira Consultoria Jurídica) presta serviços jurídicos relacionados ao Direito Digital, à Privacidade e à Proteção de Dados, atuando em questões regulatórias, contratuais e consumeristas correlatas, além de oferecer soluções jurídicas específicas relacionadas a projetos de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O escritório oferece atendimento personalizado, ágil e adequado às necessidades do cliente, contribuindo para a segurança na tomada de decisão.

O escritório Sotto Maior & Nagel Advogados Associados oferece assessoria para análise e implementação de um Programa de Governança de Dados e Privacidade, assim como para adequação e monitoramento da área de Proteção de Dados em organizações, independentemente do porte, área de atuação e nível de regulação.

A equipe própria de profissionais e os consultores técnicos multidisciplinares estratégicos de alto renome e reconhecidos nos mercados nacional e internacional estão qualificados para que o escritório seja um parceiro estratégico da organização na adequação dos processos às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e, também, para a resolução de conflitos relacionados à Proteção de Dados, Propriedade Intelectual, Direito de Startup e Compliance Empresarial, entre outras áreas.

● Projeto de adequação à LGPD para empresas privadas e Poder Público.

● Mapeamento de todo o ciclo de vida dos dados pessoais, tais como: fluxos de coleta, manipulação, armazenamento e compartilhamento dos dados pessoais.

● Identificação das bases legais adequadas conforme as finalidades da atividade empresarial.

● Assessoria para criação do Registro das Operações de Tratamento de Dados Pessoais (ROPAs – Record of Processing Activities).

● Assessoria na revisão dos dispositivos e locais de armazenamento de dados para implantação de novos sistemas de segurança.

● Análise, elaboração e revisão de documentos: políticas e avisos de privacidade, contratos, anexos contratuais, termos de uso e demais instrumentos.

● Apoio aos clientes controladores no gerenciamento dos operadores (terceirizados, serviços quarteirizados).

● Gestão de sistemas de atendimento e resposta aos direitos dos titulares.

● Avaliação jurídica das requisições e consultas dos titulares.

●Treinamento, conscientização e capacitação de colaboradores e terceirizados.

●Elaboração de workshops e materiais educativos (cartilhas, vídeos, apostilas, etc.) para funcionários e colaboradores.

●Suporte na seleção do candidato, com recomendação quanto ao perfil que melhor se encaixa à organização.

●Assessoria, capacitação e mentoria para o exercício interno da função.

●Assessoria estratégica empresarial em relação ao posicionamento do DPO na estrutura de governança da corporação.

● Atuação como terceirizado, na função do DPO (Data Protection Officer): encarregado de proteção de dados pessoais, enquanto pessoa jurídica perante a ANPD e os titulares de dados, devendo desenvolver todas as atividades pertinentes à sua função.

● Avaliação do desenvolvimento e implantação de tecnologias, produtos e serviços com foco em privacidade e proteção de dados pessoais – Privacy by Design.

● Adequação de metodologias

● Elaboração/reformulação de políticas de privacidade e documentos contratuais (anexos contratuais, contratos de processamento de dados).

Elaboração de planos de comunicação e de treinamento.
 
Criação de indicadores de performance ― KPIs (Key Performance Indicator) tais como: tentativas de acesso sem autorização; número de atividades suspeitas; identificação de vulnerabilidades; tempo médio de resposta a incidentes; impacto nos dados.
 
Assessoria para prevenção de incidentes, incluindo mapeamento das soluções e treinamentos de gestores, executivos e funcionários, tabletop exercises.
Laudo de valoração acerca do montante que os dados pessoais agregam à instituição, utilizando-se métodos para realizar o valuation, como o índice ESG (enviromental social and governance).
 
Due diligence: identificação e mensuração dos riscos e contingencias de eventual transação no tocante ao compliance com a LGPD.
 
Análise do grau de maturidade da conformidade da empresa à LGPD.
Consultoria para elaboração de Mapa de Riscos de Tratamento de Dados Pessoais.
 
Treinamentos e exercícios de simulação de incidentes (Tabletop Exercises).
 

Auditoria em Segurança da Informação, com avaliação técnica dos locais/servidores de armazenamentos, testes de vulnerabilidades sistêmicas e intrusões, validação do ponto de vista de Segurança da Informação em todo processo de implementação do Plano de Governança de Dados desenvolvido e suporte.

Seguros de Ciberisk para cobertura de responsabilidade civil.
 
Assessoria para criação do Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPDs).
 
Assessoria para realização do teste de balanceamento do legítimo interesse.
 

Consultoria para a elaboração de outros relatórios regulatórios

Atuação junto à ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados e relações com outras autoridades de supervisão (notificações, autorizações, depósitos), com equipe de prontidão para lidar com requisições e demandas regulatórias.
 
Representação de empresas junto aos órgãos fiscalizadores, como os Ministérios Públicos (tanto Estaduais quanto Federal), Defensorias Públicas, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons, tanto na esfera extrajudicial quanto judicial, em casos que envolvam Privacidade e Proteção de Dados

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